Blog

Descarte de painéis solares: entenda como funciona

Compartilhe via

pexels kelly 4320449 2 1

Os painéis solares são uma ótima solução de energia renovável. Afinal, ela gera energia limpa e a maioria das instalações não possuem nenhum impacto ao meio ambiente. Mas quando não servem mais, uma dúvida comum é sobre como ocorre o descarte de painéis solares correto.

Segundo Dados da Agência Internacional de Energia Renovável, o uso dos painéis está cada vez mais popular em todo o mundo. Porém, embora seja uma alternativa sustentável, a reciclagem desse material é complexa de se fazer. Em sua composição, além de vidro, alumínio e plástico, que são recicláveis, as placas fotovoltaicas também contém células solares com metais pesados como o chumbo e cádmio. Por isso, é fundamental ter redobrar a atenção no descarte de painéis solares.

Sendo assim, devido a sua alta complexidade, quando feito de maneira errada, se torna algo perigoso. Ainda que em sua composição tenha diversos itens recicláveis, a separação dos que estão misturados pode dificultar o processo podendo inviabilizá-lo.

A seguir, explicaremos como funciona o descarte de painéis solares e por que deve ser feito corretamente.

Quando e por que devem ser descartados

Pertencentes à categoria de lixos eletrônicos, quando os painéis são descartados no solo, suas substâncias tóxicas impactam todo o ecossistema. É válido destacar, ainda, que as atuais opções disponíveis no mercado de painéis solares perdem sua eficiência de 6% a 10% após 10 anos de uso.

Depois de 25 anos, contudo, o produto sofre uma queda de 20%. Em contrapartida, produtos de alta qualidade podem apresentar uma boa performance durante 30 a 40 anos, funcionando após esse período com uma qualidade comprometida.

Uma das principais razões para a reciclagem de painéis solares é a diminuição de alumínio, vidro e outros materiais considerados valiosos em aterros sanitários. Outro fator é que com a reciclagem, pode-se fazer novos painéis solares, utilizando matérias-primas reaproveitadas.

Obrigatoriedade e políticas de descarte

O descarte de módulos solares (como também é chamado) é complexo e exige questões legais, tecnológicas e até políticas. Ao contrário de outros países, no Brasil ainda não existe uma legislação específica para a reciclagem de painéis solares.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de incentivar a logística reversa de REEE, estabeleceu algumas metas para evitar que a destinação desse resíduo chegue até lugares como lixões. A Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 16156 de 2013, nomeada “Resíduos de equipamentos eletrônicos – Requisitos para atividade de manufatura reversa”, impõe condições para que os impactos ao meio ambiente sejam minimizados quando se realiza a manufatura reversa de materiais eletrônicos.

Em todo estado de São Paulo, a lei 13.576, de 6 de julho de 2009, determina que fabricantes, importadores e distribuidores devem ser responsáveis pela disposição dos resíduos relacionados aos seus próprios produtos.

Descarte de painéis solares: onde descartar

Até aqui, já entendemos como o processo de descarte de módulos solares não é tão simples. Nesse cenário, para saber como descartar painel solar, basta consultar quais empresas realizam esse tipo de serviço. Na Ecoassist, fazemos o Descarte Ecológico de painéis solares de forma ambientalmente correta e responsável em cada processo. 

Após a coleta, o material é totalmente triado e encaminhamos para destinadoras que fazem a desmontagem, separação e encaminham cada item para seu devido destino. A reciclagem, por exemplo, é uma das etapas do descarte de painéis solares fotovotaicos.

Como é feita a reciclagem de painéis solares

O processo de reciclagem pode variar de acordo com os materiais presentes na composição do painel solar. Na sequência listamos os quatro passos que são feitos no descarte de painel solar com módulos feitos de silício:

 1- É feita a remoção da moldura de alumínio do painel que é considerada totalmente reutilizável;  

2- O vidro é separado e segue em uma correia transportadora;

3- Já reciclado, o painel passa por um processamento térmico que eleva a moldura até 932 graus Fahrenheit. Isso permite a evaporação de pequenos resíduos de plásticos que ficam no painel além de fazer com que as células sejam separadas com mais facilidade;

4 – Antes de serem fundidos em placas reutilizáveis, os wafers de silício são decapados. 

Lembre-se: descartar corretamente painéis solares e outros itens é uma responsabilidade coletiva. Descarte ecologicamente. 

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de