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Veja como fazer para contratar o Descarte Ecológico em Condomínios

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Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, prestamos serviços de coleta, transporte e gerenciamento de resíduos sólidos em todo o território nacional. Com o atendimento B2B (para empresas), identificamos a necessidade de ampliar o Descarte Ecológico em condomínios.

Pensando nisso, implantamos em 2021 o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos para condomínios, tanto residenciais quanto empresariais. O serviço pode ser solicitado para os materiais comuns como móveis, eletros e entulho, ou outras necessidades, como borracha, madeira, placas, totens e afins.

Entenda como a Ecoassist pode ajudar sua empresa a ser mais sustentável!

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Coleta de resíduos sólidos em condomínios

Já parou para pensar sobre a quantidade de lixo produzido em condomínios corporativos? Dentre os rejeitos, existem toneladas mensais de resíduos sólidos perfeitos para retornar ao ciclo inicial de produção como matéria-prima, após a reciclagem.

Apesar disso, muitos materiais recicláveis são destinados via lixo comum, impedindo a economia circular e superlotando aterros sanitários destinados para orgânicos e rejeitos. Por este motivo, estamos enfrentando problemas ambientais como efeito estufa, poluição dos mares, extinção dos animais marítimos, entre outras tragédias.

Apesar do Ministério do Meio Ambiente instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos para empresas promoverem ações sustentáveis, muitos condomínios empresariais estão longe de se adaptarem à lei implementada em 2010.

Nela é proposta a responsabilidade solidária entre empresas, produtores, comerciantes, importadores e consumidores quando o bem chega ao fim de sua vida útil. A ideia é reduzir os impactos causados pelo excesso de lixo gerado e contribuir com a reciclagem de resíduos sólidos, encerrando o ciclo de extração – produção – descarte.

Quais resíduos podem entrar no descarte de resíduos em condomínios?

Para condomínios residenciais, é comum a solicitação de coleta de móveis velhos como sofás, cômodas, mesas, cadeiras, camas, colchões, armários, entre outros. Além deles, existem geladeiras velhas, microondas, máquinas de lavar, resíduos têxteis, entre outros.

Todos os itens citados acima e muitos outros tipos podem ser coletados por nossa equipe de profissionais especializados no carregamento e transporte de objetos destinados à reciclagem.

Em casos de Descarte Ecológico em condomínios comerciais ou similares, os resíduos comuns coletados envolvem desmobilização de ambientes, entulho, restos de obra, e outros tipos. Itens sinistrados também podem ser incluídos no processo de descarte, tendo em vista que temos parcerias com diversas seguradoras do mercado.

Como descartar resíduos de condomínios comerciais?

Atuando com retirada e destinação ambientalmente adequada em todo o Brasil, realizamos a coleta de resíduos sólidos de todos os tipos, conforme cada proposta, por exemplo. Assim, para obter um orçamento, basta que o contratante entre em contato com nossa equipe de atendimento através do e-mail, Whatsapp e telefone.

Em casos de desmobilização de escritório ou remoção de objetos grandes cujo horário seja restrito para noite e madrugada, concedemos a possibilidade de agendamentos conforme a sua disponibilidade. O processo de desmobilização de ambientes inclui a restauração do layout  inicial do local, comum em locações que precisam ser devolvidas ao fim do contrato.

O custo da coleta de resíduos em condomínios pode variar de acordo com a quantidade e localização dos itens. Além disso, pode ser gratuita em casos onde o segurado possui seguro cuja apólice compreenda os serviços sustentáveis da Ecoassist.

Ao aprovar o orçamento e selecionar a melhor data, basta aguardar nossos profissionais no local indicado. O peso dos materiais são carregados por nossa equipe, sem necessidade do cliente fazer o trabalho pesado. Dessa forma, cumprimos nosso principal objetivo é proporcionar a máxima comodidade aos nossos clientes.

O que acontece depois da retirada de resíduos?

Todo o material coletado é transportado até o centro de triagem da Ecoassist. É neste local onde iniciamos o processo de desmontagem e separação dos itens por tipo de matéria-prima. Em casos de objetos que carregam a identidade visual da marca, cuidamos da descaracterização, garantindo a segurança e privacidade da empresa.

Cada componente segue para sua destinação correspondente: a madeira, por exemplo, pode ser reutilizada na fabricação de novos subprodutos ou servir de combustível a base de biomassa, criada através do coprocessamento. O plástico, por outro lado, passa pela trituração até atingir a granulação ideal para reuso.

O vidro e o metal são submetidos ao tratamento térmico para derretimento e retorno ao início da produção em indústrias como matéria-prima. Esses materiais, por exemplo, são cem por centro recicláveis.

Ao final da tratativa, concedemos à empresa um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode ser utilizado para renovação de licenças para confirmar que o seu negócio atua em conformidade com a Lei.

Em resumo, ao incluir o CDF no Relatório de Sustentabilidade, empresas cadastradas na Bolsa de Valores podem obter aumento no valor de ações, além de alcançar o viés sustentável esperado por clientes e consumidores conscientes.

Você pode gostar de ler: Logística Reversa – como sua empresa se beneficia

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