Descarte de Residuos19

Blog

Como fazer o descarte de lâmpadas corretamente?

Compartilhe via

Como descartar lampadas

Assim como qualquer outro resíduo sólido, o descarte de lâmpadas de forma incorreta é considerado crime ambiental, conforme lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Para garantir a destinação desses componentes de forma adequada, a Ecoassist atua com o serviço de Descarte Ecológico, realizando a coleta à domicílio ou empresa, em todo o território nacional.

A lâmpada fluorescente, utilizada principalmente em empresas ou instalações comerciais, possui mercúrio em sua composição. O metal pesado é altamente nocivo ao meio ambiente e à saúde humana, podendo ser fatal quando inalado por uma pessoa. Estima-se que no Brasil, são consumidas 200 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano, sendo que apenas 6% desses itens recebem a destinação correta.

Fale Conosco

Por quê descartar lâmpadas com serviço especializado?

O descarte de lâmpadas fluorescentes com o serviço especializado da Ecoassist, impede a destinação incorreta e consequentemente, a contaminação do meio ambiente e seres humanos. O descarte de lâmpadas de led, incandescentes e halógenas também deve ser realizada de forma adequada. Quando dispensadas em lixo comum, podem quebrar e ferir os coletores da prefeitura com os cacos de vidro.

Com máximo cuidado e eficiência, nossa equipe realiza a coleta de resíduos e os direciona ao centro de triagem, onde todos os itens são descaracterizados e enviados à destinação final.

Na destinadora, a reciclagem de lâmpadas é realizada a partir da separação dos soquetes de alumínio e aço, vidros, pó fosfórico e resgate do mercúrio como matéria-prima. Todo o processo é feito por profissionais especializados, com todos os EPIs necessários para garantir a segurança contra a intoxicação.

Os componentes separados durante o processo de reciclagem, retornam ao ciclo produtivo, conforme prevê o Acordo Setorial de Logística Reversa de eletrônicos.

Descarte de lâmpadas fluorescentes

Com o objetivo de dar a destinação ambientalmente adequada às lâmpadas fluorescentes, em 2014 o Ministério do Meio Ambiente aderiu ao Acordo Setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa. A ideia é garantir que as lâmpadas usadas não contaminem o solo, água e provoquem reações nocivas à saúde por conta do mercúrio presente em sua composição. 

O acordo setorial foi desenvolvido a partir da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que propõe um contrato entre fabricantes, comerciantes, importadores ou distribuidores sobre a Responsabilidade Compartilhada da vida útil de descarte de materiais sólidos. 

Pioneiros no mercado de Descarte Ecológico, atuamos com a coleta e a destinação correta de resíduos sólidos, incluindo retirada de lâmpadas de todos os modelos. Nossos serviços são agendados para dia e período conforme disponibilidade do solicitante, atendendo em todo o Brasil.

Além da coleta de lâmpadas fluorescentes de empresas e ambientes comerciais, atuamos com descarte para pessoas físicas. Entre em contato para orçamentos ou esclarecimento de dúvidas.

Quando descartar lâmpadas com a Ecoassist?

É comum pensar no descarte de lâmpadas somente em casos de necessidade de substituição por fim de sua vida útil, no entanto o serviço de coleta de lâmpadas pode ser solicitado em outras ocasiões.

Caso o seu estabelecimento comercial ou empresa esteja passando pelo processo de desmobilização ou reformas, nossa equipe poderá ser requerida para recolhimento dos resíduos, incluindo lâmpadas incandescentes e outras versões. A mudança de tipos de lâmpadas para melhorar a economia de energia é uma opção, por exemplo.

Atuamos com a coleta e descarte de:

Saiba qual tipo de lâmpada escolher:

Incandescente: A versão mais comum e barata é a que consome mais energia elétrica. Produzindo a iluminação amarelada, a lâmpada incandescente possui baixa eficiência e sua vida útil não passa de 1.000 horas.

Fluorescentes: Cerca de 80% mais econômica do que a incandescente, esta lâmpada alcança até 10.000 horas de consumo. No entanto, dentre as opções é a mais nociva à saúde.

Halógenas: 40% mais econômica do que a incandescente e possui vida útil de aproximadamente 2.000 horas. Por possuir facho de luz direcionado, a lâmpada halógena é utilizada principalmente para decoração com luz baixa.

Led: Ambientalmente adequada por não possuir mercúrio e químicos nocivos, a lâmpada de led chega a durar 15.000 horas, além de ser 90% mais econômica do que a versão incandescente. 

HID: Também conhecida como lâmpada de descarga, essa opção fornece iluminação através da corrente elétrica, mistura de gases ou vapores. Essa versão é utilizada geralmente em ambientes públicos ou empresas.

O que acontece após o descarte de lâmpadas?

Ao final do processo de coleta, destinação e reciclagem de lâmpadas, disponibilizamos o Certificado de Descarte Ecológico ao solicitante. O documento comprova que o gerenciamento dos resíduos sólidos foi realizado conforme lei 12.305/10, especificando o volume e tipo de material descartado ecologicamente. 

Também conhecido como Certificado de Destinação Final, o CDF atesta que você ou sua empresa ajudou a preservar o meio ambiente, protegeu nossos recursos naturais e impediu a intoxicação de seres vivos. O descarte correto de todos os tipos de lâmpadas é responsabilidade de todos.

Fale conosco!

Leia também: Moda Sustentável e os Impactos do Fast Fashion 

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de