A pilha do controle remoto acabou? O brinquedo das crianças precisa de novas pilhas? E a bateria do relógio, parou de funcionar? A solução imediata parece simples: basta adquirir pilhas ou baterias novas. Mas e as antigas, o que fazer com elas? Você sabe como descartá-las corretamente? E, mais importante, tem ideia do impacto que o descarte inadequado desses itens pode causar ao meio ambiente?
Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras questões, focando principalmente em como realizar o descarte correto e sustentável de pilhas e baterias. Afinal, pequenas atitudes fazem uma grande diferença para o meio ambiente.
Acompanhe-nos!
A qual categoria de resíduos as pilhas e baterias pertencem?
Muitas pessoas não sabem que tipo de resíduo é uma pilha. Por serem itens comuns no dia a dia, frequentemente as pilhas acabam sendo descartadas no lixo comum, junto com resíduos orgânicos e embalagens de alimentos. No entanto, essa prática é incorreta e perigosa.
Pilhas e baterias fazem parte do grupo de resíduos classificados como resíduos perigosos, pois contêm metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio. Esses elementos, se descartados de forma inadequada, podem contaminar o solo, a água e prejudicar a saúde de seres humanos e animais.
Pode jogar pilha no lixo comum?
O principal motivo pelo qual pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum se deve a sua composição. Você já se perguntou do que é feita a pilha ou as baterias? Pois a resposta para essa pergunta responde também ao questionamento do porque não devemos jogar pilha no lixo normal. Vamos entender melhor.
A pilha de Leclanché é a opção mais comum das opções de pilhas descartáveis, tendo sua composição a partir do zinco e dióxido de manganês. Por apresentar problemas de vazamento da mistura química, mesmo que fora de uso, foi incluído em sua composição alguns metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio.
Apesar da adição dos metais, os compostos continuam vazando e passam a contaminar todos os resíduos que entram em contato.
As pilhas alcalinas são uma evolução das Leclanché por não conterem metais pesados e possuir uma proteção extra que posterga vazamentos. Apesar de ser ambientalmente mais viável, as alcalinas não devem ser descartadas em lixo comum, pois apesar de não apresentar um risco imediato, também libera componentes perigosos para o meio ambiente.
Existem outras variações de pilhas e baterias, como de níquel, chumbo ou lítio. Quando descartadas de forma indevida também pode gerar consequências graves.
Os impactos do descarte de pilhas e baterias no meio ambiente
Encontrar uma bateria de celular inchada ou uma pilha vazando pode gerar preocupação e a urgência de se livrar do item rapidamente. No entanto, a forma como realizamos esse descarte pode transformar o que inicialmente parecia um problema menor em uma séria ameaça ao meio ambiente.
Apesar de pequenos, esses itens não apenas podem provocar incêndios, mas também têm o poder de comprometer o meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Quando pilhas e baterias são descartadas inadequadamente, os componentes químicos que contêm podem contaminar o solo e a água, gerando riscos significativos. A ingestão de líquidos ou alimentos contaminados por essas substâncias tóxicas pode causar sérios problemas de saúde, incluindo danos ao sistema nervoso central, doenças renais e até mesmo câncer.
Portanto, é fundamental descartar pilhas e baterias de maneira responsável para proteger tanto o meio ambiente quanto a saúde pública.
Como descartar pilhas e baterias corretamente?
Embora as pilhas e baterias possam causar diversos transtornos, existem várias estratégias para minimizar seu impacto no meio ambiente. Instituídas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), essas iniciativas têm como objetivo garantir o descarte adequado desses itens. Confira abaixo as opções disponíveis:
Opção 1 – Pontos de entrega voluntários em lojas e comércios
Muitas lojas e estabelecimentos comerciais oferecem pontos de coleta para o descarte de pilhas e baterias. Essa é uma forma conveniente de garantir que esses itens sejam reciclados de maneira adequada.
Importante: No caso de pilha com vazamento, separe-as do lixo comum e armazene-as em um recipiente resistente a vazamentos para evitar contaminação.
Onde descartar bateria de celular?
Se você está se perguntando o que fazer com bateria de celular inchada ou velha, as opções são as mesmas disponíveis para pilhas e baterias em geral. Muitos fabricantes e lojas de eletrônicos oferecem pontos de coleta específicos para o descarte responsável dessas baterias.
Onde descartar bateria de notebook?
E se a pergunta for sobre o que fazer com bateria de notebook velha? Assim como as baterias de celular, as baterias de notebook também podem ser levadas a um ponto de coleta em lojas de eletrônicos.
Seguindo essas orientações, você estará contribuindo para um meio ambiente mais saudável e seguro!
Se você é uma empresa em busca soluções para o Descarte Ecológico de resíduos, conte com a Ecoassist!
Além da retirada de pilhas e baterias, também atuamos com coleta de:
- Computadores e laptops
- Celulares
- Tablets
- Televisores
- Fogões
- Máquinas de lavar
- Freezers
- Coifas e depuradores
- Microondas
- Condicionadores de ar
- Entulhos de obras
- Móveis velhos
- Uniformes e EPIs
- Fios e cabos
- Entre outros
Ao final do processo de coleta e destinação de pilhas, concedemos para a pessoa ou empresa o Certificado de Destinação Final, atestando que o descarte de pilhas e baterias foi realizado de forma ambientalmente adequada.
Preencha o formulário abaixo para solicitar uma coleta ou obter mais informações! Juntos, podemos fazer a diferença e promover a sustentabilidade.