Descarte de Residuos19

Blog

Você sabe como fazer o descarte de pilhas e baterias?

Compartilhe via

como descarte

Com a era digital cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, nos deparamos com pilhas e baterias obsoletas, acumuladas em nossas casas. O que poucas pessoas se preocupam é com o impacto negativo causado pelo descarte de pilhas e baterias de forma incorreta.

Carregadas de metais pesados, os sistemas de alimentação de aparelhos eletrônicos são grandes responsáveis pela contaminação do solo e lençóis freáticos, liberando componentes químicos altamente nocivos para seres vivos.

Descarte de pilhas e baterias

Fale Conosco

Os impactos do descarte de pilhas e baterias no meio ambiente

Pilha de Leclanché é a opção mais comum das opções de pilhas descartáveis, tendo sua composição a partir do zinco e dióxido de manganês. Por apresentar problemas de vazamento da mistura química, mesmo que fora de uso, foi incluído em sua composição alguns metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio.

Apesar da adição dos metais, os compostos continuam vazando e passam a contaminar todos os resíduos que entram em contato.

As pilhas alcalinas são uma evolução das Leclanché por não conterem metais pesados e possuir uma proteção extra que posterga vazamentos. Apesar de ser ambientalmente mais viável, as alcalinas não devem ser descartadas em lixo comum, pois apesar de não apresentar um risco imediato, também libera componentes perigosos para o meio ambiente.

Existem outras variações de pilhas e baterias, como de níquel, chumbo ou lítio. Quando descartadas de forma indevida, os itens podem causar incêndios e comprometer a natureza, bem como a saúde dos seres vivos. Consumir um líquido ou alimento contaminado com os componentes presentes em pilhas e baterias, pode acarretar em problemas no sistema nervoso central, doenças renais ou até mesmo câncer.

Como descartar pilhas e baterias corretamente?

Ao descartar pilhas usadas ou baterias velhas no lixo comum, seus componentes químicos contaminam os resíduos, impossibilitando a reciclagem. Geralmente direcionados para lixões irregulares, os item passam a ter contato direto com o solo, além de outros materiais inflamáveis, possibilitando incêndios. 

O primeiro passo para iniciar o descarte ambientalmente adequado de pilhas e baterias, é isolar os objetos dos demais materiais, utilizando caixas ou embalagens resistentes. Certifique-se de que não  há vazamentos ou risco de contaminação de outros resíduos.

O serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist pode ser solicitado para coleta de pilhas e baterias em todo o território nacional. Atuamos com Logística Reversa e destinação adequada de todos os resíduos sólidos, incluindo pilha comum ou outros resíduos eletrônicos.

Além da retirada de pilhas e baterias, também atuamos com coleta de:

  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Móveis;
  • Entulho ensacado e restos de obra;
  • Lâmpadas.

Como reciclar pilhas e baterias?

Assim como qualquer outro resíduo sólido, as pilhas e baterias também são bens que devem ter a destinação adequada ao final de sua vida útil. Quando o responsável pelo bem realiza o descarte de forma indevida, está sujeito à multas, conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Assim sendo, ao acionar o serviço de coleta e Descarte Ecológico conosco, os itens são recolhidos, separados por tipo de material e enviados para reciclagem de pilhas e baterias. 

É neste momento que ocorre a trituração da parte metálica das pilhas e baterias, até que vire pó. Dessa mesma forma, essa poeira é tratada quimicamente, garantindo que o material deixe de ser tóxico. O resíduo é separado por densidade e testado quimicamente para definir qual o metal presente e sua cor. A partir disso, passa para o processo de tratamento térmico e poderá ser reutilizado para outros fins, como corante para pintura de cerâmicas, vidros, azulejos, entre outros.

Ao final do processo de coleta e destinação de pilhas, concedemos para a pessoa ou empresa o Certificado de Destinação Final, atestando que a lei de meio ambiente foi cumprida e os resíduos tiveram o descarte ambientalmente adequado. Dessa forma, no documento, explicamos o volume de itens coletados e tipo de material descartado. 

Soluções sustentáveis para uso de pilhas e baterias

Entendemos que a substituição de pilhas velhas e baterias usadas é inevitável, porém existem algumas opções menos agressivas ao meio ambiente. Assim, a primeira delas é se certificar de que os itens são de boa qualidade e originais, consequentemente duráveis e postergam a necessidade de troca em um curto período. 

Além da durabilidade, pilhas e baterias originais garantem que o aparelho não será danificado, gerando mais lixo eletrônico e causando a necessidade de aquisição de um novo equipamento.

Em conclusão, utilizar pilhas recarregáveis também é uma boa opção para pessoas que utilizam o sistema de alimentação com frequência. Além de econômica, a vida útil dessa opção é consideravelmente maior do que baterias comuns

Além disso, se você é uma empresa em busca de coleta de grandes demandas de pilhas e descarte de baterias, não deixe de nos acionar através de um dos canais de atendimento. Temos opções personalizadas com flexibilidade de agendamento!

Leia também: Quais as diferenças entre produtos ecológicos e produtos sustentáveis

Fale conosco!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de