Sabemos que muitas empresas encerraram as atividades ou transformaram a estrutura de trabalho para passar pela fase de pandemia. Neste processo, surgiu a necessidade de fazer o descarte de móveis de consultório ou outras instalações similares, por isso a Ecoassist continua atendendo com força total.
O processo de Descarte Ecológico de macas, balcões, armários e derivados, ocorre conforme a necessidade do cliente. Atuamos com flexibilidade de horário e combos de serviços personalizados, visando o conforto e facilidade ao contratante.
Entenda como podemos te ajudar a ser sustentável até mesmo nos momentos de crise!
Fale Conosco
Como descartar móveis de consultório?
Sejam consultórios médicos, odontológicos ou clínicas de estéticas, a mudança no layout é sempre necessária e bem-vinda. Neste processo, alguns móveis velhos de consultório acabam indo para o lixo, sem o cuidado de dar a destinação ambientalmente adequada.
Por isso, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, visando propor a responsabilidade compartilhada entre empresas, produtores, comerciantes, importadores e consumidores pelo bem ao fim de sua vida útil.
Assim sendo, toda empresa necessita de um certificado atestando como foi feita a destinação de seus itens. O descarte incorreto de resíduos de consultório é passível de multas e até mesmo reclusão por três anos do responsável pela organização.
Além das penalidades, as atitudes conscientes são vistas pelos cidadãos no geral, ou seja, possíveis clientes sustentáveis que buscam consumir de empresas com viés ecológico. Ao optar pelo descarte em conjunto com a Ecoassist, seu consultório conquista o apelo sustentável buscado por pessoas conscientes.
Como funciona o descarte de macas velhas?
Assim como os conjuntos de cadeiras da recepção e armários multiuso, as macas são mobiliário importante de um consultório. Ao contrário dos outros, no entanto, não podem ser doadas ou reutilizadas em outras situações. Isso ocorre porque recebe pacientes diversos e podem estar contaminados, comprometendo a saúde de terceiros.
Para evitar o uso indevido por outras pessoas, o descarte de maca deve ser realizado por uma prestadora especializada, como a Ecoassist. Estamos no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, focados em ajudar a gerenciar o máximo de resíduos possível.
Com toda a expertise necessária, realizamos a coleta de móveis de consultório conforme a disponibilidade da sua empresa, cuidando para que tudo ocorra sem eventualidades. Para isso, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento e agendar o melhor dia e período para retirada dos itens.
Desmobilização de consultório
Assim como para lojas ou escritórios, também ampliamos o serviço de desmobilização para consultórios. Nesta opção, realizamos a desmontagem de todo o layout do espaço, incluindo estruturais como divisórias de drywall, desinstalação de ar condicionado, remoção de carpetes e persianas, e muito mais.
Se for o desejo do cliente, o mobiliário completo ou parte dele, poderá ser desmontado, embalado e transportado ao destino escolhido. Demais resíduos, seguirão para descarte conforme serviço comum da Ecoassist.
Em ambas opções, catalogamos todos os itens manuseados por nossa equipe de prestadores e cuidamos para que o transporte seja realizado da melhor forma possível. Todo o processo de desmobilização de consultório é incluído no laudo de Descarte Ecológico.
Caso o seu consultório esteja localizado em um condomínio ou edifício com limitações de horário, não se preocupe. Atuamos com flexibilidade total de horário para atendimentos empresariais. Construímos uma proposta de acordo com as suas necessidades!
O que acontece depois da coleta?
Assim que retiramos os resíduos da sua empresa, transportamos até o centro de triagem para descaracterização dos materiais. Nesta fase, retiramos quaisquer logotipos ou identidade visual que possam comprometer a marca. No caso de móveis, realizamos a desmontagem e separação por tipo de componente.
Cada matéria prima é direcionada ao tratamento correspondente, para então retornarem ao ciclo inicial de produção. A madeira, por exemplo, pode ser utilizada para energia renovável a base de biomassa, assim como espuma e tecido sintético.
Ao final da tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode ser utilizado para renovação de licenças ou aumento no valor de ações, caso a empresa esteja cadastrada na Bolsa de Valores.
Para isso, basta incluir o laudo no relatório de sustentabilidade.
Você também pode gostar de ler: Logística Reversa – como sua empresa e seu cliente são beneficiados
Entre em contato para saber mais!