Blog

Tudo que você precisa saber sobre a fabricação do micro-ondas

Compartilhe via

Slide4

A fabricação do micro-ondas tornou o dia-a-dia das pessoas muito mais prático e eficiente, tendo em vista que o tempo perdido aquecendo alimentos no fogão comum foi substituído por minutos do eletrodoméstico. No entanto, poucas pessoas compreendem como o equipamento revolucionário funciona e quando foi inventado.

Separamos alguns fatos interessantes sobre o microondas para você compreender melhor a composição do aparelho e quais os danos que o seu descarte incorreto pode causar no meio ambiente.

Por isso, reforçamos que quando precisar fazer o descarte de micro ondas velho em qualquer lugar do Brasil, entre em contato com a Ecoassist. Retiramos os resíduos sólidos de todos os tipos, incluindo eletrodomésticos linha branca, ou seja, de grande porte.

Fale Conosco

A história do micro-ondas

O microondas foi inventado acidentalmente por um norte-americado autodidata chamado Percy Spencer, cuja formação escolar não passou do primário. Mas isso não o impediu de seguir uma carreira brilhante no ramo da eletrônica e tecnologia. 

Em um belo dia de 1947, o então responsável pela fabricação de megatrons para aparelhos de radar estava fazendo testes quando notou que o chocolate em seu bolso havia derretido. Surgiu então a reflexão sobre a possibilidade de aquecer alimentos com ondas de radar. 

A ideia foi levada para a sua equipe onde iniciaram testes com outros alimentos para entender o fenômeno e assim inventar o micro-ondas.

O primeiro alimento cozido e bem sucedido foi a pipoca, tornando-se popular anos depois da invenção do aparelho como pipoca de micro-ondas. O milho foi colocado dentro de uma caixa de metal conectada a um gerador de eletromagnetismo de alta intensidade e produziu o efeito além do esperado.

Apesar da descoberta, o aparelho micro-ondas só se popularizou na década de 1970, quando se tornou menor e acessível. Em 1986 que pelo menos 25% das casas americanas tinham um micro-ondas, enquanto no Brasil, a tecnologia chegou somente no início de 1990.

Como é feito um micro-ondas

Apesar do que muitas pessoas acreditam, o tipo de radiação emitida pelo micro-ondas não altera ou é responsável pelo desenvolvimento de câncer. Contudo, existem alguns riscos à saúde que podem ser evitados com uso adequado do eletrodoméstico.

Por conta da frequência de 2,5 gigahertz da radiação emitida no micro ondas, utilizar recipientes ou outros objetos de metal pode causar correntes elétricas, acarretando em sua explosão. Essa radiação não afeta plástico, vidro ou cerâmicas. Os líquidos também podem causar ferimentos nos usuários quando são retirados do equipamento rapidamente, por conta do superaquecimento. 

No geral, um microondas comum utiliza a eletricidade e é fabricado em aço, metal, vidro e plástico, além dos componentes eletrônicos internos. Esses envolvem fios e metais pesados, cobre e alumínio, devendo ser gerenciados de forma adequada para não causar danos ao meio ambiente ou comprometer a saúde humana.

Quais os impactos desse eletroméstico no meio ambiente

Somente o aço demora mais de mil anos para se decompor, bem como o alumínio. O plástico leva cerca de 600 anos, enquanto o vidro não possui tempo determinado para entrar em decomposição. Todos os componentes presentes no forno microondas corre o risco de estar contaminado com a radiação emitida para o seu funcionamento.

Descartar micro ondas antigo de forma inadequada, abre precedentes para contaminação do solo, meio ambiente e afeta a saúde de todos os seres vivos. Além disso, sua dimensão ocupa grandes espaços em aterros sanitários controlados, comprometendo o espaço destinado para orgânicos e rejeitos.

Nessa premissa, ao fazer o descarte de microondas incorretamente, colabora com a criação de outros aterros sanitários ou lixões irregulares. O abandono dos eletrodomésticos em terrenos baldios, rios e vias públicas também afeta diretamente a rotina urbana.

Outro grande problema é entregar ou vender microondas para ferro velho ou assistências técnicas não confiáveis, tendo em vista que as peças danificadas são reutilizadas para reparo de aparelhos de outras pessoas. A fraude é comum e colaborar com essas atitudes vai contra o pensamento sustentável de cidadãos conscientes.

Como descartar seu eletrodoméstico

Algumas empresas fabricantes de linha branca atuam com a Logística Reversa de bens pós-consumo. Contudo, para utilizar o benefício pode não ser a melhor opção para pessoas sem veículo para deslocamento até um ponto de coleta.

Por isso, a Ecoassist disponibiliza o sistema de Descarte Ecológico de eletrodomésticos em todo o Brasil, realizando a coleta de micro ondas e destinação ambientalmente adequada, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Neste processo, o contratante pode realizar o descarte gratuito de microondas se for segurado de uma das nossas seguradoras parceiras. Caso contrário, o orçamento será calculado com base no volume e localização dos itens.

Atendemos empresas e pessoas físicas, com coleta de resíduos de todos os tipos!

Você também vai gostar de ler: O que é Coprocessamento e como ele ajuda o meio ambiente

Entre em contato para saber mais!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de