Descarte de Residuos19

Blog

O que a indústria da bebida pode fazer pelo meio ambiente?

Compartilhe via

photo 1503147658877 b6636154a299

Quando pensamos nos principais resíduos sólidos produzidos pela indústria de bebida, os materiais que nos vem à cabeça são alumínios provenientes das latas e plástico, vindo das garrafas pets. Apesar desses materiais serem totalmente recicláveis, é importante considerar que existem outros resíduos gerados no mercado de bebidas.

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, tornou-se responsabilidade dos produtores, fabricantes, importadores, comerciantes e consumidores da indústria de bebida, dar a destinação ambientalmente adequada aos bens pós consumo.

Todo e qualquer resíduo proveniente do pós consumo como embalagens, sobras e equipamentos, devem receber o tratamento adequado. Por isso, algumas empresas de bebidas criaram sistemas de logística reversa na esperança de entrar em conformidade com a legislação e adentrar no mercado sustentável.

Continue lendo após o formulário.

Fale Conosco

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empresas de bebidas

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico que atesta todo o volume e tipo de resíduo gerado em uma empresa, sendo obrigatório desde 2010, após a aprovação da Lei 12.305/10. Assim como qualquer outro estabelecimento comercial ou indústria, a indústria de bebida deve apresentar o documento atualizado anualmente.

A Ambev, por exemplo, descreve todos os processos de destinação dos resíduos no Relatório de Sustentabilidade. Em 2015, gerenciou mais de 1,5 milhões de toneladas de lixo, volume correspondente a 99% dos resíduos gerados no mesmo ano. 

A Coca-Cola investe no sistema de logística reversa através de recipientes retornáveis, sendo uma excelente metodologia de evitar a extração de recursos naturais para produzir mais garrafas pet. Além disso, esse passo impacta na redução da poluição dos mares e, consequentemente, aumenta a porcentagem de vida marinha.

Contudo, muitas outras indústrias de bebidas não têm a mesma preocupação ou dedicação. Para ajudá-las a saber por onde começar e ajudar neste processo de transição para um futuro sustentável, a Ecoassist ampliou o sistema de Descarte Ecológico para outras regiões do país.

Como a Ecoassist ajuda sua empresa a ser sustentável?

Presentes no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, atendemos centenas de empresas de todos os portes e segmentos. Nossos serviços de Descarte Ecológico incluem toda a documentação comprobatória que a sua indústria de bebidas necessita para ficar em conformidade com a PNRS.

Nossos serviços incluem a vistoria dos resíduos a serem coletados, retirada, transporte, armazenamento, desmontagem, separação, descaracterização e por fim, direcionamentos do material aos nossos parceiros destinadores homologados. 

O processo de descaracterização dos resíduos é imprescindível para empresas que priorizam a proteção da marca. Isso porque os materiais que carregam a identidade visual podem ser facilmente reconhecidos e utilizados indevidamente por terceiros, comprometendo a segurança da marca.

Nosso processo de descaracterização garante a destruição total de todos os itens que corram o risco de comprometer a empresa dos nossos contratantes. Assim, todos os resíduos seguem para o tratamento final junto aos destinadores finais correspondentes.

O que acontece no processo de reciclagem de resíduos da indústria de bebida?

 Cada material recebe a destinação final correspondente ao tipo de componente, por exemplo a madeira, passa pelo processo de trituração e pode ser utilizada como combustível de biomassa para energia renovável. 

O vidro, por outro lado, é inteiramente reutilizável, bastando passar por um tratamento térmico para retornar ao início da cadeia produtiva. O mesmo se aplica ao alumínio e metal, igualmente reaproveitáveis.

Os resíduos sólidos que não podem ser reciclados por motivos de contaminação ou outros, são destinados aos aterros sanitários controlados, porém esta taxa é mínima. Há também a opção de descartar através do Coprocessamento, gerando energia para outras indústrias.

Ao final do processo de Descarte Ecológico, concedemos ao contratante o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de resíduo descartado. O documento pode ser utilizado para facilitar a renovação de licenças ou aumentar o valor de ações, caso sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.

Para isso, basta anexar o laudo comprobatório no Relatório de Sustentabilidade.

Além da garantia que a sua empresa estará em conformidade com a lei, a parceria com a Ecoassist conquista clientes com pensamentos sustentáveis. Pesquisas apontam que os próximos anos serão marcados pela exigência dos consumidores por marcas com viés ecológico.

Traga a sua necessidade para discutirmos uma proposta personalizada. Atendemos em território nacional.

Entre em contato!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de