Descarte de Residuos19

Blog

Você sabe o que fazer com o lixo industrial? Podemos te ajudar!

Compartilhe via

industria

A atividade industrial gera toneladas de resíduos diariamente, independentemente do setor ou tipo de lixo industrial, sendo um dos principais poluentes do meio ambiente. Além de maquinários e peças que precisam ser substituídos periodicamente, os restos, sobras e embalagens são grandes vilões.

A produção industrial também é responsável pela extração da matéria-prima, causando grande déficit ambiental. O esgotamento dos nossos recursos naturais, poluição de mares e cada vez mais construções de aterros sanitários, são resultado da má gestão dos resíduos industriais provenientes da fabricação de produtos diversos.

A Ecoassist, pioneira no mercado de soluções sustentáveis, possui o melhor custo e benefício para empresas que buscam a sustentabilidade como principal viés nos próximos anos. Entenda como podemos te ajudar!

[vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][

id=”5″][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

O que é lixo industrial?

As atividades de produção industrial envolvem três setores, sendo a indústria de bens de produção, indústria de bens intermediários e indústria de bens de consumo. Os três ramos têm em comum a geração de resíduos sólidos diversos, desde peças e maquinários, até embalagens de papelão, plástico e afins.

A indústria de bens de produção é responsável pela transformação da matéria-prima bruta em matéria processada. Esse material extraído do meio ambiente é utilizado por outras indústrias para produção de produtos ou equipamentos.

A indústria de bens intermediários atua com a produção de bens manufaturados para outros segmentos. É aqui que são gerados insumos para fabricação de novos produtos.

Enquanto isso, as indústrias de bens de consumo são responsáveis pela produção direta ao consumidor final, ou seja, utilizam os insumos produzidos pelas indústrias de bens produção e bens intermediários para fabricação de produtos. Dentro dessa categoria, podem ser produzidos os chamados bens duráveis (eletros, vestuário, automotiva) e bens não duráveis (todos os produtos com prazo de validade curto.

Observando os três mercados, podemos concluir que a produção de lixo industrial engloba borracha, aço, metais pesados, papel, plástico, madeira, alumínio e muitos outros materiais provenientes de matérias-primas.

Quais as consequências do lixo industrial no meio ambiente?

Visando propor uma redução à produção de resíduos industriais, o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei criada em 2010 promove a responsabilidade compartilhada para destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos no geral. 

Empresas cujas práticas fogem da PNRS estão sujeitas a perda da licença, multas e reclusão do responsável por até 3 anos.

Ao descartar resíduos industriais de forma incorreta, todos os tipos de resíduos produzidos não passam pelo tratamento de reciclagem. Despejados no meio ambiente, o lixo industrial pode causar sérios riscos à saúde, tendo em vista os processos químicos pelos quais passam.

Os metais pesados presentes em componentes eletrônicos, por exemplo, são altamente nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Suas toxinas, por menores que sejam, podem contaminar o solo, lençóis freáticos e levar seres vivos ao óbito quando ingeridos acidentalmente.

Além disso, o plástico, borracha, vidro e metal, são materiais que podem levar milhares de anos para atingir a decomposição total. Contudo, ainda deixam resquícios de contaminação na natureza mesmo após desaparecerem.

Como descartar resíduos industriais?

Todas as sobras de produtos, maquinários, peças e matérias-primas de indústrias devem seguir o itinerário de reciclagem para total reaproveitamento.

Os materiais que podem ser reciclados (sólidos em sua maioria) recebem o tratamento correspondente e retornam ao ciclo inicial de produção para servir como matéria-prima aos novos produtos. É dessa maneira que a economia circular ganha forma, eliminando o processo comum de extração-produção-descarte de matérias retiradas do meio natural.

Para que o processo siga corretamente, é importante contar com uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos sólidos. Presentes no mercado sustentável há 12 anos, realizamos a coleta de lixo industrial para descarte. A destinação é realizada com nossos parceiros homologados especializados em resíduos sólidos no geral, espalhados por todo o Brasil.

A coleta de resíduos industriais pode ser solicitada por empresas de qualquer segmento através dos nossos canais de atendimento. Nossos horários são flexíveis, bem como nosso escopo de atendimento de Descarte Ecológico.

Faça o descarte de resíduos industriais com a Ecoassist

Todo o processo de descarte de lixo industrial é documentado em laudos comprobatórios, afirmando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos praticados pela empresa. Existe ainda um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado.

O documento pode facilitar a renovação de licenças ou ainda aumentar o valor de ações, caso a empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores. Para isso, basta incluir a documentação no Relatório de Sustentabilidade.

Leia também: Logística Reversa – como sua empresa e seu cliente são beneficiados

Entre em contato para um orçamento ou traga sua necessidade para construirmos juntos uma proposta adequada!

[vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][

id=”5″][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de