A geração de lixo desenfreada é o principal ofensor do meio ambiente. Todos os resíduos gerados destinados de forma incorreta, colabora com a extração de mais matéria prima dos nossos recursos naturais, tendo em vista que a reciclagem fica inviabilizada. Neste cenário, surgiu o movimento Lixo Zero, na expectativa de reduzir os impactos causados pelo consumo excessivo.
Anualmente, os 7 bilhões de habitantes do planeta terra geram em torno de 1,4 bilhão de toneladas de lixo, sendo 79 milhões de toneladas só no Brasil, conforme aponta o Panorama dos Resíduos Sólidos 2019.
Com a ação Lixo Zero, ativistas do mundo inteiro não apenas reduziram o consumo total, como popularizaram a substituição de utensílios descartáveis por reutilizáveis. Entenda como funciona!
Como surgiu o movimento Lixo Zero?
Durante a década de 70, a indústria como um todo criou métodos para economizar no investimento em matérias-primas através do reaproveitamento de itens. Outra forma de poupar dinheiro bastante comum, era evitar a produção de lixo que necessitavam de destinação correta.
Anos depois, em 2011, uma famosa ativista percebeu que as pessoas responsáveis pela divulgação da causa eram, em sua maioria, idosos ou pessoas de meia idade. A partir daí, o Zero Waste Youth foi fundado para atrair jovens ativistas para a prática do Lixo Zero.
Hoje em dia, o movimento já alcançou vários países, promovendo campanhas de conscientização para que cidadãos alterem o estilo de vida de forma a reduzir a geração de lixo.A partir da criação do Zero Waste Youth, novos movimentos ambientais foram surgindo a fim de levar informações para pessoas com hábitos sustentáveis.
Como praticar o Lixo Zero?
A principal motivação para produzir menos lixo é impedir a poluição do planeta e poupar a vida dos animais, principalmente os marinhos. Sendo assim, o primeiro passo para começar a praticar o Lixo Zero é revisitar os hábitos de consumo. O que, de fato, é necessário para a sua rotina diária?
Comece pelo simples. Prefira comprar alimentos a granel e reaproveitar as embalagens e potes. Substitua itens de plástico por papéis recicláveis ou tecidos reutilizáveis, como sacolas retornáveis, absorventes laváveis, utensílios comuns ao invés dos descartáveis.
Ter um copo, garrafa, talheres e até mesmo um guardanapo de tecido sempre na bolsa, garantem uma grande porcentagem de redução de lixo.
Outra prática bastante comum de ambientalistas e apoiadores da causa, é preferir shampoo, condicionador e sabonetes em barra. Os coadores de café de tecido também são muito bem vindos, assim como todos os produtos orgânicos ao alcance.
Como guia prático, lembre-se sempre de praticar os cinco erres da sustentabilidade:
- Repense todos os seus hábitos e como afetam o meio ambiente como um todo;
- Recuse o consumo desnecessário em excesso
- Reduza a quantidade de lixo gerado evitando o desperdício
- Reutilize tudo que puder ser reaproveitado para a mesma ou novas funções
- Recicle todos os resíduos que possam retornar ao ciclo inicial de produção.
Como a Ecoassist pode te ajudar nesse processo?
A Ecoassist está presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, investindo no gerenciamento adequado de resíduos sólidos no geral. Atuando em território nacional, realizamos a coleta, transporte, armazenamento, gerenciamento e destinação final em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para pessoas físicas que buscam participar ativamente do movimento Lixo Zero, realizamos a retirada de móveis, eletrodomésticos, roupas, eletrônicos, entulho e muitos outros itens para descarte. Para empresas, atuamos com propostas personalizadas de logística reversa para atender demandas de descarte de resíduos sólidos no geral.
Todo o material coletado recebe o tratamento correspondente e recebe a destinação junto aos nossos parceiros homologados responsáveis por cada tipo de resíduo.
Contudo, caso a peça ou item carregue informações confidenciais que possam comprometer a imagem do cliente, realizamos a descaracterização dos resíduos em nosso galpão de triagem antes de enviá-los para destinação final.
Ao final da prestação de serviço, concedemos ao contratante o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento pode auxiliar com a renovação de licenças, aumento no valor de ações de empresas com capital aberto e ainda servir de apelo sustentável para aumento no ticket médio de vendas.
Entre em contato para saber mais sobre nosso serviço de Descarte Ecológico e como podemos ajudar o planeta a produzir menos lixo!
Leia também: Moda Sustentável e os Impactos do Fast Fashion – Comece por aqui!