Considerando as mudanças que se têm observado quanto aos valores ambientais num curto espaço de tempo, onde os consumidores se mostram cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e valores ecologicamente corretos, os mesmos resolveram reagir utilizando seu poder de compra adquirindo produtos considerados ambientalmente saudáveis e rejeitando os demais.
Tal reação tem conduzido os administradores de negócios à observação de novas tendências e à criação de estratégias para atender a tais demandas.
Esse artigo trará a descrição do que é o marketing verde, quais os benefícios de inserir nas estratégias de sua empresa e muito mais.
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O que é Marketing Verde
O Marketing Verde, conhecido também como marketing ambiental ou marketing ecológico, é uma modalidade derivada do marketing básico o qual visa atender às necessidades daqueles clientes que possuem um comportamento diferenciado por se preocuparem com medidas sustentáveis e com danos à natureza. Consiste na aplicação da promoção, produção e também na recuperação de produtos que são ecológicos e sensíveis ao meio ambiente.
Uma empresa considerada ‘verde’ é aquela que aplica em toda a sua conjuntura investimentos e ações ambientais, desde a fabricação e a produção de bens até as suas relações com clientes, fornecedores e funcionários. É necessário traçar uma estratégia de marketing ambiental que esteja de acordo com o que se chama os três R’s da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir, em todos os órgãos da empresa tanto no campo interno,
promovendo a conscientização dos trabalhadores e estabelecendo a sustentabilidade como um dos valores da empresa, criamos um artigo sobre Como investir em Sustentabilidade na sua Empresa, quanto no externo, influenciando fornecedores e clientes e a sociedade em geral para obtenção de práticas ecologicamente viáveis.
Benefícios do marketing verde
Uma vez que a sociedade adere a uma nova forma de pensar e agir e adquire um novo comportamento, percebe-se a necessidade de se adaptar para continuar atuando no mercado. Com esta nova ideia de sustentabilidade, não poderia ser diferente. Percebendo este novo comportamento, as empresas começaram a mudar a sua política adotando práticas sustentáveis que pudessem trazer benefícios ou causassem menos prejuízos ao meio ambiente.
Desse modo, os consumidores começaram a optar por produtos ou serviços daquelas empresas que agiam de forma ecologicamente correta, pois uma nova consciência havia surgido e influenciado parte da população. Além disso, o âmbito político-legal também está em mudança, com novas legislações sendo criadas em prol do meio natural, como a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), por exemplo, o que também representa uma influência no procedimento das corporações.
9 benefícios do Marketing Verde para sua empresa:
- Incorporar o marketing verde à sua estratégia é demonstrar que se preocupa com o mundo e com os padrões de consumo, o que funciona como uma forma de se posicionar no mercado;
- Em consequência, o ecomarketing ajuda a criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
- Quando seu negócio demonstra consciência ecológica, atrai consumidores com o mesmo mindset, alinhados com os seus valores;
- Outros que não têm o mesmo grau de interesse pela causa devem seguir como seus clientes, ou seja, não vão abandoná-lo por isso;
- Atualmente, os consumidores estão tão engajados com as práticas sustentáveis que preferem até pagar mais caro por isso, o que permite aumentar sua margem de lucro;
- Sua empresa ganha em credibilidade, transmitindo uma postura séria e comprometida com o futuro;
- Os investidores passam a olhar para o seu negócio com outros olhos, enxergando nele um maior potencial;
- A longo prazo, é um tipo de investimento que tende a gerar economia ao seu negócio;
- Sem dúvidas, aumenta a simpatia do público em geral com a sua marca.
E as vantagens não param por aí.
Trazemos a seguir mais excelentes razões para você adotar o marketing verde na sua estratégia.
Como inserir o marketing verde na estratégia da sua empresa
Se você tem uma pequena ou média empresa temos uma boa notícia: saiba que será muito mais fácil incorporar o marketing verde.
Isso porque é mais fácil ter controle das atividades e da postura dos funcionários, e inserir novas práticas e hábitos. Mas obviamente, empresas grandes também conseguem (e tem feito isso de forma ostensiva) adotar o marketing verde.
Dicas para implementar o marketing verde em sua empresa
- Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais – isso além de ambiental e socialmente correto, irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;
- Economize água na produção;
- Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;
- Separe e destine o lixo de forma adequada;
- Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;
- Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
Seja criativo e a partir de agora reconsidere todo o seu processo de produção, e esteja disposto a mudar. Da mesma forma em que o comportamento das pessoas mudou e influenciou a maneira de agir das empresas, o inverso está ocorrendo agora. Diversas companhias percebem a importância de cuidar do meio ambiente e objetivam conscientizar os consumidores a mudarem suas atitudes. Por isso, elas investem no marketing para atingir o mercado.
É nesse cenário que entra o marketing verde, que consiste em uma forma de atuar no mercado de maneira ecologicamente consciente. Através dele, pode-se conseguir o comprometimento das pessoas com a sustentabilidade.
Conclusão
Atuar com responsabilidade social no mercado e cumprir as obrigações estabelecidas pelas leis ambientais tornaram-se cruciais para o desenvolvimento e a sobrevivência das instituições no mercado global, visto que a globalização vem exigindo produtos ambientalmente corretos.
É evidente que o marketing verde promove inúmeros benefícios, pois além de ser uma grande vantagem competitiva para as empresas, favorece também a sociedade na sua cultura, educação e prolonga a vida útil dos recursos naturais para as futuras gerações. Portanto, as empresas que desejam instituir o marketing verde em suas ações, não podem considerar somente a venda do produto, mas também a base que origina a sustentabilidade, que é a responsabilidade social, ambiental e econômica, e fazer com que uma coisa dependa da outra frente ao mercado global.
Portanto, adapte-se às exigências de consumo atuais e não deixe de investir no marketing ambiental.
Gostou do artigo? Então agora que você já sabe como a estratégia de marketing verde é eficiente, que tal reciclar não somente materiais, mas repensar sua estratégia de marketing?
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