Descarte de Residuos19

Blog

Onde fazer descarte de peças automotivas?

Compartilhe via

Como descartar pecas automotivas

Sempre que pensamos sobre o fim da vida útil de um automóvel, imaginamos um cemitério de carcaças com inúmeros carros velhos abandonados e empoeirados, onde os componentes são comercializados para reuso. Muito longe de ser a forma ideal de descarte de peças automotivas, os famosos ferros velhos podem não ser a única opção.

Com o objetivo de reduzir o mercado paralelo de componentes de qualidade duvidosa, algumas empresas nos procuraram para parcerias de Descarte Ecológico de peças automotivas. Dessa forma, o novo modelo de serviço passou a atender desde pequenas oficinas até montadoras multinacionais. 

A destinação ambientalmente adequada de peças de carros ou outros maquinários, é realizada de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entenda:

Fale Conosco

De quem é a responsabilidade pelo descarte de peças automotivas?

Conforme explica a Lei Nº 12.305/10 (PNRS), é responsabilidade de todo produtor, fabricante, importador, comerciante, consumidor ou varejista, conceder a destinação ambientalmente adequada aos resíduos gerados, sejam os recicláveis ou não, após sua vida útil. 

Todavia, em casos de sinistro onde o veículo possui cobertura do seguro e o dono recebe a indenização, o produto sinistrado passa a ser responsabilidade da seguradora. O salvado poderá ser coletado e gerenciado pela Ecoassist, bem como sua destinação consciente.

A maior parte dos resíduos automotivos são considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente. Todos os fluidos utilizados nas peças dos automóveis, por exemplo, são altamente poluentes, causando a intoxicação do solo e contaminação da água. Quando em contato com rios, lagos e mares, cria-se uma película na superfície que impede a oxigenação da água e compromete a vida marinha.

O descarte de pneus velhos de forma incorreta também é outro grande problema ambiental. Quando abandonado em lixões irregulares, vias públicas ou locais sem o gerenciamento adequado, pode acarretar no acúmulo de sujeiras e propagar pragas como o mosquito da dengue, por exemplo. 

Além de não serem biodegradáveis, os pneus emitem gases extremamente tóxicos quando queimados, afetando a camada de ozônio e contribuindo com o aquecimento global. 

Como fazer reciclagem de peças veiculares? 

Pioneira no mercado de soluções sustentáveis, a Ecoassist atua há 11 anos em parceria com empresas de todos os portes como gerenciadora de resíduos sólidos. O Descarte Ecológico de peças de carros velhos pode ser solicitado em todo o território nacional, para pessoas físicas ou jurídicas.

O serviço de coleta de resíduos automotivos ocorre mediante agendamento prévio via canais de atendimento, whatsapp ou e-mail. O orçamento também é realizado na central de relacionamento, e o valor calculado com base no volume de itens e localização.

Nosso time de profissionais atua com EPIs para garantir a segurança de todos os envolvidos e assegurar uma prestação de serviço produtiva. Todo o material é coletado, transportado até o centro de triagem, onde será desmontado e descaracterizado, preservando o anonimato da marca.

O processo de reciclagem de peças automotivas se inicia a partir da separação por tipo de componente. Se necessário, as peças de carros usados receberão um tratamento específico a base de químicos para remover fluidos tóxicos. Dessa forma, o material poderá retornar ao ciclo inicial de produção como matéria prima ou dar origem à novos equipamentos a partir da reciclagem.

Em suma, os materiais recicláveis a partir de peças de veículos são constituídos de aço, ferro, vidro, plástico e borracha. 

Saiba o que pode ser coletado pela Ecoassist:

  • Pneus velhos;
  • Peças mecânicas;
  • Parafusos, arruelas, porcas e demais metais;
  • Tapeçaria, estofamento;
  • Vidros e espelhos;
  • Plásticos e derivados.

Solução e descarte de peças automotivas

Com o serviço de coleta seletiva para peças automotivas da Ecoassist, a empresa contratante receberá o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento poderá ser utilizado na renovação de licenças e  ser um diferencial sustentável buscado por consumidores conscientes que escolherão sua marca com base na responsabilidade ambiental.

O certificado também poderá ser incluído no Relatório de Sustentabilidade na bolsa de valores, para aumento no valor de ações.

Além do Descarte Ecológico, também atuamos com outras soluções sustentáveis voltadas para a preservação dos nossos recursos naturais, como a parceria com seguradoras para coleta de salvados ou inclusão de serviços ecológicos em apólices de seguro. 

Entre em contato através dos nossos meios para maiores informações e cotações. Também atendemos pessoas físicas para coleta de componentes automotivos ou outros resíduos sólidos.

Leia também: Logística Reversa – como sua empresa e seu cliente são beneficiados

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de