Blog

Política Nacional Resíduos Sólidos para empresas: entenda

Compartilhe via

POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SOLIDOS

Quando se fala de leis, especialmente no âmbito empresarial, já se tem uma ideia de que há muito trabalho a ser feito. E não é diferente quando falamos de descarte ecológico. Levando em consideração o mercado atual, se adequar a lei da Política Nacional Resíduos Sólidos PNRS, virou o básico. 

A questão é que a legislação chegou e trouxe mudanças interessante em relação ao descarte. Mas o que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)? Também conhecida como Lei 12.305/10, busca criar um sistema mais rigoroso sobre a destinação final de resíduos. Dessa forma, tanto o setor industrial quanto o próprio consumidor final possuem responsabilização em diferentes níveis sobre o gerenciamento desses resíduos.

Todos sabem a necessidade do descarte correto e da logística em torno do lixo como um todo. A grande questão nessa lei é que nem tudo é considerado “lixo”, mas exclusivamente o que resta da produção. Essa lei levanta o grandes questionamentos como: “Para onde vai tudo que é produzido após o fim de sua vida útil?” e “Qual o destino dos materiais envolvidos na fabricação de um produto?”.

Há um grande espaço para sustentabilidade e questionamentos em relação ao estilo de vida pregado atualmente. Nos moldes vividos, não há uma real visão de futuro ou progresso, o método é antiquado e destoa do desenvolvimento tecnológico. A criação da lei PNRS nada mais é que uma tentativa do governo de criar uma mentalidade diferente. Obrigar as empresas privadas e públicas a modificarem o ciclo dos produtos e dar a destinação adequada no fim da vida útil.

Entre em contato

Principais pontos da Política Nacional Resíduos Sólidos (PNRS)

O principal decreto da lei PNRS com certeza, foi o nº 9177, instituindo a implantação de sistemas de Logística Reversa nas empresas. Logística Reversa é, a grosso modo, um processo onde tudo que é produzido, de alguma forma, deve ser descartado de forma ecológica. De início, parece mais um gasto ou algo infundado, mas quando se pensa racionalmente faz total sentido.

A reciclagem é uma boa forma de garantir o descarte correto, mas e se o material já tivesse um destino pré determinado desde o momento que ele sai da fabrica? Dessa forma, teríamos a certeza de que tudo que é descartado estará sendo reciclado e voltará à cadeia produtiva. 

Outra grande mudança vem do próprio eixo público, garantindo uma prioridade em torno de materiais recicláveis, saúde ambiental e saúde pública.

Mesmo que já assegurada em outros decretos, neste, a Política Nacional Resíduos Sólidos trata dos perigos dos dejetos. Reconhecer o risco e entender a necessidade da mudança é o principal avanço. Vale pontuar como a lei é direcionada a continuidade, já que decreta o desenvolvimento de estudos na área de reciclagem e meio ambiente.

Principais Vantagens da lei PNRS

Essa lei trata sobre sustentabilidade e proteção ao próprio ambiente. É preciso entender que as questões ambientais não só estão em alta, como os estudos mostram sinais críticos do meio ambiente – como aquecimento global e acúmulo de plástico no oceano. O cenário é alarmante e até mesmo os mais desacreditados devem se preocupar e buscar cada um fazer sua parte.

O mercado consumidor mudou, assim como ambiente. Com tanta concorrência é difícil se diferenciar, mas o tema sustentabilidade criou uma grande vantagem para os mais preparados. A destinação adequada através da reciclagem virou item básico para as empre4sas.

A Certificação do Descarte Ecológico, muitas vezes ligado à reciclagem, por exemplo, é um item extremamente importante, pois comprova a destinação final, de forma ambientalmente adequada, do resíduo. Não só chama atenção do público, como aumenta o valor da empresa, por demonstrar estar alinhada à legislação.

Para saber mais sobre a PNRS e como implantar o sistema de Logística Reversa na sua empresa para se adequar à legislação, entre em contato agora mesmo.

Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn

Fale Conosco

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de