Diferente do pós-venda, como algumas pessoas podem confundir, a Logística Reversa de Pós Consumo promove o gerenciamento de resíduos ao final de sua vida útil. Além da preocupação socioambiental, o tema oferece a oportunidade de retorno de matéria prima ao ciclo inicial de produção, favorecendo economicamente produtores.
O projeto nasceu em 2010, dentro da lei nº 12.305, que institui a responsabilidade compartilhada entre geradores de resíduos como: fabricantes, distribuidores, importadores, comerciantes e consumidores.
A legislação indica que todo gerador necessita de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para lidar com os bens de pós-consumo de forma ambientalmente adequada.
Diante desse cenário, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico, gerenciando resíduos sólidos de todo o Brasil. Dessa forma, o serviço inclui a coleta, armazenagem, classificação, descaracterização e destinação. Entenda:
Fale Conosco
O que é logística reversa de Pós-consumo?
A World Wildlife Fund (WWF) realizou um estudo sobre a geração de lixo no Brasil e identificou que somente 3% do volume total de resíduos descartados são, de fato, reciclados. O baixo índice levou o Ministério do Meio Ambiente a instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a necessidade de destinação consciente de bens ao fim de sua vida útil.
Os bens de pós-consumo são todos os produtos adquiridos, utilizados e descartados após o fim de sua vida útil. Dessa forma, a Logística Reversa estruturada pode estimular o consumidor a não descartar resíduos no lixo comum, mas sim buscar pontos de coletas adequados ou utilizar o sistema de retirada seletiva da Ecoassist.
Existe ainda a opção de pontos de entrega voluntária (PEVs), com estruturas de coleta de objetos específicos em pontos estratégicos, como comércios revendedores, shoppings, supermercados, entre outros.
Após a retirada, os materiais passam pelo processo de reciclagem e separação para retornarem ao ciclo inicial de produção, servindo como matéria-prima para novas fabricações. Acima de tudo, visando sempre preservar o meio ambiente.
Como o Descarte Ecológico ajuda no Pós Consumo?
Ao implementar uma cadeia interna de solução com destinação de objetos obsoletos com a Ecoassist, sua empresa garante a retirada diretamente no endereço do consumidor, em postos de coleta específicos ou na própria empresa.
O manuseio e transporte do material até o centro de triagem é realizado por profissionais devidamente equipados, garantindo a eficiência e segurança do serviço. No depósito da Ecoassist, realizamos a armazenagem para classificação de todos os componentes coletados.
Assim, iniciamos o processo de descaracterização da marca dos objetos, removendo e destruindo a identidade visual da sua empresa. Esse passo é primordial em casos de uniformes, documentos ou outros itens que possam comprometer a imagem da organização.
Em casos de computadores ou outros equipamentos eletrônicos que carregam informações confidenciais, realizamos a destruição do disco rígido. Os demais componentes, são separados por tipo de matéria prima e direcionados para a reciclagem.
Quais produtos se encaixam na logística reversa pós consumo?
A obrigatoriedade da elaboração de um sistema de Logística Reversa para itens pós-consumo abrange fabricantes, comerciantes e produtores de produtos como:
- Pneus;
- Óleos (lubrificantes e comestíveis);
- Pilhas e baterias usadas;
- Eletrônicos e acessórios;
- Lâmpadas;
- Embalagens de alimentos e bebidas;
- Embalagens de produtos de higiene ou limpeza;
- Medicamentos;
- Agrotóxicos, por exemplo.
O gerenciamento dos bens realizado pela Ecoassist é a opção ideal para reduzir os impactos negativos causados pelo manejo incorreto dos resíduos, tanto na saúde humana, quanto no meio ambiente. Assim como, além de estimular a reciclagem, a logística reversa pós consumo reduz o uso excessivo de matéria-prima e emissão de gás carbônico (CO2).
O que acontece depois?
Ao final da coleta, transporte, armazenamento, triagem, separação, descaracterização e destinação ambientalmente adequada dos bens de pós-consumo, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final.
Dessa forma, por conter informações específicas sobre volume e tipo de material descartado, o documento pode ser utilizado no relatório de sustentabilidade para obter aumento no valor das ações, caso sua empresa seja cadastrada na bolsa de valores. O certificado também facilita a renovação de licenças.
Além disso, depois das vantagens ambientais e econômicas, o Descarte Ecológico pode ser o diferencial inovador e sustentável que cidadãos têm buscado cada vez mais. Saber que o fabricante possui iniciativas que ajudam a preservar a natureza, pode ser a solução que o consumidor preocupado procura durante a escolha de produtos, por exemplo.
Em resumo, com a determinação do Ministério do Meio Ambiente para implementação de Planos de Gerenciamentos de Resíduos Sólidos Pós-consumo, o consumo consciente e preocupação com o meio ambiente serão constantes. Acima de tudo, aos poucos os hábitos evoluem, começando por empresas sustentáveis.
Saiba mais sobre nossos projetos e propostas. Entre em contato!
Leia também: O que é coprocessamento e como ele ajuda o meio ambiente