Descarte de Residuos19

Blog

Reciclagem do lixo: conceito, importância e curiosidades

Compartilhe via

p pl

Afinal, o que é reciclagem do lixo?

A reciclagem do lixo é o processo sofrido por resíduos descartados para que eles se transformem e possam ser reintegrados à cadeia produtiva. Com isso, o que era lixo passa a ter um novo valor e pode ser reutilizado. Isso evita a exploração de recursos renováveis e não renováveis, a poluição e comprometimento do meio ambiente. Além disso, a reciclagem impede o surgimento de lixões. 

Segundo a Abrelpe, hoje o Brasil tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros. Diante disso, os problemas gerados pela não reciclagem do lixo são vários. Podemos citar como exemplo a contaminação do solo e das águas subterrâneas pelo chorume tóxico, o aumento do número de doenças por atrair animais vetores de patógenos, emissão dos gases do efeito estufa devido a incêndios causados pelos gases que são gerados na decomposição dos resíduos, e o mais importante: esses rejeitos sem separação não vão desaparecer, e nesse ritmo, teremos no futuro mais lixões do que terra para plantar e viver.

Reciclagem de lixo plástico

Nesse cenário, destacamos a importância da reciclagem do lixo. Afinal, quando você separa seu lixo e os materias recicláveis em casa para enviar ao tratamento correto, estará impedindo que esses problemas ambientais aconteçam. Isso sem contar nos prejuízos à saúde de catadores que manipulam o lixo e estão sujeitos a doenças e acidentes.

A logística por trás da reciclagem do lixo

Muitas cidades contam com cooperativas de reciclagem que passam periodicamente nos bairros para fazer a coleta desses resíduos. Enquanto isso, outros lugares contam com catadores de materiais recicláveis que são peças chaves nesse ciclo. Separar o lixo reciclado vai tomar alguns minutinhos do seu tempo, mas você terá a certeza de estar fazendo sua parte e cooperando com o nosso planeta.

Reciclagem de vidro

Pra você ter noção da importância da reciclagem do lixo, note que: uma simples garrafa de refrigerante ou potinho de yogurte pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Assim, a embalagem da bebida que você toma hoje ainda continuará aqui poluindo e comprometendo os recursos para os seus filhos, netos, bisnetos e de todos seus descendentes posteriores.  

-> Você conhece o significado dos símbolos nas embalagens plásticas?

A questão é alarmante principalmente na capital paulistana. Diariamente a quantidade de lixo produzido no país ultrapassa 130 mil toneladas, entretanto, aproximadamente 10% desses resíduos se encontram em São Paulo. Dessa forma, a cidade produz todos os dias mais de 12 mil toneladas de lixo, ou seja, cerca de meia tonelada por habitante todos os anos. 

Se a população separasse os lixos recicláveis e lixo comum, pelo menos 40% dos produtos poderiam ser aproveitados. Mas, infelizmente a realidade é outra e atualmente apenas 7% são reciclados.

A reciclagem do lixo é imprescíndivel no combate às mudanças climáticas

Mas o que de fato pode ser separado para a reciclagem?

Mas não pense que apenas você está fazendo sua parte como consumidor final. Saiba que, com o objetivo de estabelecer normas e exigir do setor público e privado transparência no gerenciamento de seus resíduos, foi aprovado em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela é considerada um marco legal da sustentabilidade por responsabilizar e cobrar a cadeia de produção e consumo pelo ciclo de vida dos produtos com a aplicação da Logística Reversa e dos acordos setoriais.

Curiosidades sobre a reciclagem de papel e outros materiais 

Se você gostou desse post leia também: Compensação de Carbono: importância, créditos, mercado e ESG

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de