Descarte de Residuos19

Blog

Precisando descartar resíduos industriais? Conte com a Ecoassist!

Compartilhe via

destruicao de uniforme

Durante muitos anos, o Brasil foi destaque na indústria primária, englobando a extração de insumos animais, vegetais e minerais. Atualmente, ocupamos também a industrialização de bens de consumo e tecnologia. Em todos os setores, torna-se responsabilidade do fabricante descartar resíduos industriais de forma adequada.

Essa preocupação com a destinação de bens pós consumo deu origem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, considerando o baixo volume de reutilização de insumos recicláveis.

 Neste cenário, a Ecoassist atua desde 2009 em parceria com empresas de todos os portes e segmentos, visando dar a destinação correta de resíduos industriais através de sistemas de Logística Reversa. Entenda como funciona após o formulário.

Fale Conosco

Quais são os resíduos industriais mais coletados?

Resíduos ou lixo industrial como também pode ser normalmente chamado, é proveniente da atividade industrial correspondente. Em grande parte, os lixos industriais se resumem a sobras ou objetos danificados durante a produção, variando desde peças e maquinários, até produtos comprometidos.

Na indústria têxtil, por exemplo, as sobras de tecido, retalhos e linhas, compõem grande parte dos resíduos produzidos. Em casos de empresas de bens de consumo, o tecido a ser descartado normalmente possui tinturas ou outros produtos químicos que contaminam o meio ambiente.

O mesmo se aplica para indústrias de bebidas que, além das embalagens plásticas e alumínio, contam com uma imensa gama de recicláveis. Quando um lote está avariado ou reprovado para consumo, deve ser imediatamente descartado de forma correta.

O não cumprimento da legislação, pode acarretar em multas, perda de licenças e até mesmo na reclusão do responsável pela companhia. Sendo assim, a melhor forma de gerenciar o lixo industrial é contando com a prestação de serviços desenvolvida pela Ecoassist.

Como a Ecoassist ajuda no descarte industrial?

Com atendimento em território nacional, a Ecoassist desenvolveu um sistema de rota eficiente, atendendo as principais regiões industriais do Brasil. A sede em São Paulo, possibilita a agilidade e eficiência nas coletas de resíduos industriais em empresas localizadas no sudeste e sul. 

Conforme apontam os recentes dados do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, a região sudeste possui maior destaque no Brasil industrial. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, abrigam as principais indústrias de álcool, têxtil e bebidas, além de outras igualmente importantes.

Enquanto isso, o sul é responsável por receber companhias focadas na produção de peças e metalurgia, além de ser residência das principais agroindústrias, voltadas para a produção primária animal.

Embora possamos dizer que resíduos industriais primários sejam naturais, esses resíduos são capazes de ser virtualmente incapazes de se decompor em tempo hábil. Na intenção de minimizar os impactos ambientais, algumas empresas buscam contratos com empresas coletoras de lixo comum, contudo essa atitude não garante a reciclagem adequada.

Como é feita a coleta de resíduos industriais?

Como foco no atendimento para empresas, nossos sistemas de coleta e gerenciamento de resíduos podem ser adaptados conforme a necessidade de cada indústria. Para isso, as exigências devem ser trazidas ao nosso time de atendimento, onde criaremos uma proposta personalizada.

Para coletas de lixo industrial pontuais, o agendamento pode ser feito conforme disponibilidade do contratante. Neste caso, os valores são calculados com base no volume e localização do material. Em casos de retiradas periódicas, atuamos com assinaturas com valores pré estabelecidos, estipulados em contrato.

Nossos colaboradores realizam a retirada dos itens no endereço indicado, utilizam nossa frota de veículos com carbono compensado para transportá-los até o nosso centro de triagem. Uma vez aqui, iniciamos o processo de desmontagem e descaracterização dos materiais, cuidando para que a identidade visual da marca fique resguardada.

Após esse passo, enviamos os resíduos para destinação final junto aos nossos parceiros homologados, espalhados em todo o Brasil. Assim, todo o material industrial retorna ao ciclo inicial de produção ou é enviado para aterros sanitários controlados.

O Descarte Ecológico da Ecoassist, possibilita a economia circular e o rompimento da cadeia extração – produção – descarte. 

Ao final do serviço, concedemos o Certificado de Destinação Final, documento comprobatório sobre a destinação correta dos resíduos industriais. O CDF pode ser utilizado para renovação de licenças e para aumentar o valor de ações, caso a empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.

Para isso, basta inserir o laudo no Relatório de Sustentabilidade anual, confirmando que a sua organização atuou com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em prol do meio ambiente.

Entre em contato para saber mais!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de