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Sua empresa começou a vender online? Então aproveite essas dicas sustentáveis

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O ano de 2020 foi marcado pela inovação e necessidade de melhorar para permanecer no mercado. Muitas empresas focadas somente no atendimento presencial, reformularam suas estratégias e passaram a vender online, adaptando a rotina de trabalho para superar a crise causada pela pandemia.

Contudo, ao contrário de uma loja física em um shopping center, por exemplo, que contava com a coleta de resíduos de forma periódica, a venda online não tem um plano para gerenciar esses itens. Por isso, a Ecoassist é a melhor opção para entender melhor a Política Nacional de Resíduos Sólidos e se enquadrar nas especificações. 

Entenda como podemos ajudar!

Faça o orçamento de Descarte Ecológico para vender online:

Dicas para vender produtos sustentáveis na loja online

Segundo o site Inderis – Conexão E-commerce em uma matéria com o Mercado Livre e suas novas modalidades sustentáveis, somente no período entre junho de 2019 e maio de 2020, 56% dos consumidores brasileiros compraram produtos com proposta sustentável no e-commerce.

O aumento das compras segmentadas é atribuído principalmente às novas tendências sustentáveis no mundo pós pandemia. Ao todo, as compras online aumentaram 145% somente no primeiro semestre de 2020. 

A busca pelo saudável e ecológico criou um novo perfil de consumidor: Eco Friendly. Itens como bicicletas, lâmpadas de led, sacolas retornáveis, painéis solares e composteiras, ocupam os cinco primeiros lugares da lista de produtos preferidos.

Neste cenário, lojas e empresas com viés sustentável, se destacam no mercado onde busca por opções ecológicas se tornou prioridade. Por isso, criar ideias inovadoras com foco na preservação ambiental, é sem dúvidas, a melhor opção.

O que fazer com produtos devolvidos?

Ao optar pela venda online, o varejo como um todo deve estar ciente que o consumidor não pode tocar, provar e conhecer o produto antes de receber em sua casa após a compra. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias após a entrega para solicitar a troca ou devolução do produto adquirido via ecommerce.

Assim, muitos itens são devolvidos após a compra, seja por engano, pedido incorreto ou danos. Neste processo, são gerados resíduos de embalagens como plástico, papelão e papel, além do próprio produto, no caso de danos e impossibilidade de revenda.

Conforme estipula a Lei Nº 12.305/10, é responsabilidade de todo produtor, importador, fabricante, comerciante ou consumidor, dar a destinação ambientalmente adequada de bens ao fim de sua vida útil. Assim, é imprescindível que o descarte desses materiais seja realizado corretamente.

Como o Descarte Ecológico ajuda seu e-commerce?

Presente no mercado de soluções há 12 anos, nós da Ecoassist somos especializados no gerenciamento de resíduos sólidos em todo o Brasil. O custo da coleta inclui o valor da destinação final, sendo calculado a partir da quantidade e localização dos itens.

Em casos de produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, móveis ou outros, cuidamos do transporte até o centro de triagem e desmontagem. Cada componente é separado e agrupado conforme sua matéria-prima, para então ser enviado para destinadoras e receberem o tratamento adequado.

Dessa forma, os componentes retornam ao ciclo inicial de produção, colaborando ativamente com a economia circular. Nesta opção, o processo de extração, produção e aterro é contido, agindo contra a exploração da natureza.

O que acontece depois da coleta de resíduos?

Após o processo de gerenciamento ser concluído, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento auxilia na renovação de licenças e ainda garante a posição sustentável que sua empresa busca aos olhos dos clientes.

O CDF também pode aumentar o valor de ações, caso a empresa ou loja esteja cadastrada na Bolsa de Valores. Neste caso, basta incluir o laudo técnico disponibilizado por nossa empresa no Relatório de Sustentabilidade. 

Além do Descarte Ecológico para e-commerces, também atuamos com a desmobilização de varejo físico. Nesta opção, cuidamos da desmontagem, embalagem e transporte do mobiliário, incluindo a conversão do espaço ao layout original. Caso seja de interesse da empresa, poderá solicitar a destinação adequada dos resíduos da desmobilização.

Entre em contato e traga sua necessidade para apresentarmos uma proposta personalizada!

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