Assim como qualquer móvel antigo, também é possível descartar armário de cozinha com a Ecoassist. Constituído em sua maior parte por madeira, seus componentes são inteiramente recicláveis, podendo ser utilizados como matéria prima ou combustível a base de biomassa.
Contudo, para que o material seja completamente reaproveitado, é necessário realizar a destinação ambientalmente adequada através de empresas especializadas, como a Ecoassist. Assim como demais móveis velhos, o abandono de armários de cozinha em vias públicas, é considerado crime ambiental, conforme Lei Nº 12.305 de 2010.
Fale Conosco
Impacto do descarte de móveis no meio ambiente
Descartar um armário de cozinha velho em vias públicas, não apenas atrapalha a locomoção dos moradores, como contribui com graves problemas estruturais. Entre eles estão o acúmulo de lixo em bueiros, alagamento, propagação de pragas e poluição dos rios, por exemplo.
Devido ao tratamento químico recebido, a queima de móveis de madeira vista como alternativa por algumas pessoas, pode gerar grandes quantidades fumaça tóxica para seres vivos. Dessa forma, o CO2 emitido é altamente poluente, causador da destruição da camada de ozônio e responsável pelo aquecimento global.
Existe ainda a possibilidade do descarte de móveis em lixões irregulares, que contribuem com a contaminação de solo e lençóis freáticos.
Como tentativa de reter a prática de descarte incorreto, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em agosto de 2010, prevendo punições aos responsáveis pelo abandono de materiais de forma inadequada. De acordo com a lei, a responsabilidade compartilhada consiste em empresas e fabricantes atuando em parceria com os consumidores para realizar o descarte consciente através da Logística Reversa.
Depois disso, trabalhando há 11 anos com soluções sustentáveis, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico para intermediar a coleta e destinação dos itens, garantindo a preservação do meio ambiente e proteção dos nossos recursos naturais.
Como reciclar armários de cozinha?
Um armário de cozinha antigo fabricado inteiramente de madeira maciça, pode durar anos e ainda servir para construção de outros objetos a partir dos seus componentes. Uma vez que em bom estado, podem ser doados para instituições sociais parceiras da Ecoassist, mediante a aprovação do contratante.
Os armários de cozinha contemporâneos, geralmente feitos em MDF (placa de fibra de média intensidade) ou MDP (painel de partículas de média intensidade), também podem ser reciclados. Ao solicitar o agendamento para retirada de móveis velhos através de um dos nossos canais de atendimento, é importante especificar o volume e tipo de material para descarte para cotação do serviço.
Importante: não realizamos coleta de armários montados. Todo o material deve estar desmontado e pronto para retirada no dia e local agendado.
Após realizar a coleta de armário de cozinha velho diretamente no local, nossa equipe de profissionais transporta o material até o centro de triagem, onde o produto será descaracterizado e separado por tipos de componentes. Em sua maioria, a madeira passa pela trituração até alcançar o ponto ideal para reciclagem.
O processo de reciclagem de madeira, ocorre na destinadora final, podendo ser como combustível a base de biomassa ou como matéria prima para novos produtos. O gerenciamento dos resíduos é realizado conforme indicações do Ministério do Meio Ambiente.
Como descartar armário de cozinha gratuitamente?
O serviço de coleta de móveis antigos concedido pela Ecoassist, possui custo de acordo com o volume e localização do material. O orçamento pode ser realizado via canais de atendimento, como Whatsapp, telefone ou e-mail.
Caso o contratante possua seguro, poderá consultar sua apólice para saber se os serviços sustentáveis promovidos pela Ecoassist são disponibilizados pela seguradora. O agendamento ou esclarecimento de dúvidas sobre coberturas de seguros, poderão ser realizadas também via canais de atendimento.
Além de armários de cozinha, também atuamos com outros materiais recicláveis, como:
- Sofá velho;
- Mesas e cadeiras;
- Guarda-roupa antigo;
- Colchões velhos;
- Móveis usados no geral.
Após a conclusão da retirada de móveis antigos e destinação ambientalmente adequada, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. O documento poderá ser utilizado como apelo sustentável e comprovante do cumprimento da lei.
Descarte de móveis corporativos ou comerciais
Ainda com o objetivo de prestar o melhor serviço sustentável, atuamos com a desmobilização de ambientes comerciais, corporativos e varejo. Sua empresa poderá realizar a cotação da coleta e destinação adequada de mobiliário corporativo via canais de atendimento, ou preenchendo o formulário abaixo.
O Descarte Ecológico concedido para empresas, é totalmente personalizável, tendo a opção de desmontagem de móveis, transporte e descaracterização da marca.
Faça o orçamento!
Você também vai gostar de ler: Guia definitivo da reciclagem